quarta-feira, 28 de maio de 2014

8 - DISCUSSÃO ENTRE O REPÓRTER E SUA FONTE, BASEADO NO FILME "NOTHING BUT THE THRUTH"



A relação entre o repórter e a sua fonte é um assunto ainda muito discutido. O filme "Nothing but the thruth", de Rod Lurie, lançado em 2008 nos EUA.
Rachel Armstrong (Kate Beckinsale) é um jovem jornalista que trabalha em um dos maiores jornais da capital do EUA. Ela obtem informações seguras sobre um escândalo sem presendentes que ao ser publicada no jornal abala toda a estrutura atual do governo. O governo decidido a descobrir de onde a informação vazou obriga Rachel a revelar a fonte. Ao se recusar a dar a informação, ela infrenta um duro jugamento comandado pelo procurador Patton (Matt Dilon) e acaba sendo presa, deixando sua família para manter sua integridade jornalística. é um filme baseado em história real.

Cenas do filme

O comportamento da jornalista é totalmente pautado na ética da sua profissão, mantendo sua integridade jornalistica e o seu principio de preservar a sua fonte. Mesmo descobrindo esse escândalo em um momento que não era de trabalho.
 Na minha opinião, a jornalista deveria ter esperado mais e não ter sido tão rápida na publicação dessas informações, sem averiguar as grandes consequências que poderiam ocorrer. Sabendo que o governo americano é patriota, a informação deveria ser guardada e revelada em um momento mais propicio. Teoricamente, um jornalista americano pode não revelar a sua fonte uma garantia dada pela Primeira Emenda à Constituição Americana e que assegura a liberdade de expressão. Entretanto, quando a noticia envolve a segurança nacional os jornais e jornalistas devem revelarem suas fontes.
A relação entre o jornalista e sua fonte deve ser averiguado minuciosamente pelo repórter que pretende divulga-la e pelas redações, para não haver drásticas consequências para ambos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário